Projeto ambiental da Prefeitura é selecionado entre os 3 melhores do Brasil

O projeto “Barqueata Ecológica às Margens do Rio Verde” desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Três Corações, foi um dos três selecionados, entre 86 projetos ambientais inscritos de todo o Brasil, dentro da categoria mobilização social no ano de 2013.

A entrega do  Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, o ”Oscar da Ecologia” aconteceu na noite de 9 de dezembro, em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil e contou com as presenças do Governador Antônio Anastasia e da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Também estiveram presentes o Prefeito Cláudio Pereira, a Secretaria de Meio Ambiente Tatiana Vilela, o Secretário de Governo Ulisses Ferreira Pinto, o Secretario de Desenvolvimento Econômico Osny Lemos Ribeiro, o Tenente Freddy Rodrigues Torres e o Soldado Coutinho (representantes da ESA), o vereador e Presidente da Câmara Municipal, Altair Nogueira, servidores da SEMMA, que ali estiveram prestigiando o evento.

projeto ambiental

A barqueata ecológica da SEMMA aconteceu no mês de abril, ocasião em que foram recolhidos 2 toneladas de lixo nas margens do Rio Verde. Ela contou com a parceria da Escola de Sargentos das Armas, CNA, Unincor, CBHVerde, Trectur, Total Alimentos, São Marco, IEF, Farmácia Néctar, Copasa, ACETC, Polícia Ambiental, GF Supermercados, EE Jorge Avelar Neto e Centro Municipal de Educação Afonsina Musa.

projeto ambiental2

O Prêmio Hugo Werneck foi criado em 2010 e é uma iniciativa de ambientalistas históricos ligados à memória de Hugo, que significa para Minas e o país, o mesmo que Chico Mendes para a Amazônia e o mundo. Em sua 4ª edição, o prêmio se tornou uma referência nacional, com inscrições e indicações vindas de todo o Brasil.

projeto ambiental3

 

 

Confira os vencedores 2013 de todas as categorias

 

1 – MELHOR EM TI

 

Projeto TI /Verde/AngloGold Ashanti – recebido por Pedro Augusto Mendonça de Oliveira, gerente de tecnologia de informação.

 

2 – MELHOR EM ÁGUA

 

Votorantim Metais - recebido por Alexandre Gomes, diretor de tecnologia.

 

3 – MELHOR EM FLORA

 

Projeto Oásis – Grupo Fundação O Boticário de Proteção à Natureza – recebido por Silvia Sprenger, assessora de relações institucionais.

 

4 – MELHOR EM FAUNA

 

Projeto Pato Mergulhão/Terra Brasilis – recebido por Sônia Rigueira, presidente do Terra Brasilis, e a ornitóloga e bióloga, Livia Vanucci Likns, coordenadora do Projeto.

 

5 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Guerreiros da Amazônia – recebido por Ronaldo Barcelos, Ronaldo Santana e Paulo Coutinho, da RJR Produtora e Editora.

 

6 - MOBILIZAÇÃO SOCIAL

 

Expedição Rio Paracatu, Movimento Verde/Tonhão – recebido por Antônio Eustáquio Vieira (Tonhão), presidente da ONG e vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Minas Gerais.

 

DESTAQUE MUNICIPAL

 

Guilherme Paculdino, criador e gestor da Célula sustentabilidade/Águas de Santa Bárbara – MG.

 

DESTAQUE ESTADUAL

 

Berenice Menegale, pianista internacionalmente reconhecida pianista, professora e musicista.

 

DESTAQUE NACIONAL

 

Projeto Sesc Pantanal, recebido por Maron Emile, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc , Waldir Wolfgang, supervisor da Estância Ecológica Sesc Pantanal, e Marcus Willian, - Gerente do Hotel Sesc Porto Cercado.

 

DESTAQUE ESPECIAL

 

Roberto Scólforo, reitor da UFLA, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

 

MELHOR EMPRESA

 

CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

 

MELHOR EMPRESÁRIO

 

Pedro Luiz Passos, co-presidente da Natura.

 

MEHOR EMPRESA PARCEIRA

 

Gerdau – recebida por Manoel Vitor de Mendonça Filho, vice-presidente executivo.

 

PERSONALIDADE AMBIENTAL 2013

 

Apolo Heringer Lisboa, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFMG, fundador e principal ativista do Projeto Manuelzão.

 


SECOM
Três Corações, 11 de dezembro de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
Our website is protected by DMC Firewall!
?>