Três Corações já é o maior produtor de trigo do Sul de Minas

O município de Três Corações é hoje o maior produtor de trigo do Sul do Estado. Ocupando uma área de 6 mil hectares e uma produtividade girando em torno de 3 mil kg por hectare, a cidade produz 18 mil toneladas de trigo ao ano.

A topografia do terreno, facilitando a mecanização, a fertilidade do solo, apropriada à cultura, e a localização do município, próximo de centros consumidores, como os moinhos de Varginha e Belo Horizonte, colaboraram para essa expansão do trigo em terras tricordianas.

plantacao de trigo

Segundo o agrônomo da Emater, Cícero Caldeira, a cultura do cereal em nosso município teve início há quatro anos. A expectativa é que médios produtores passem a cultivar o trigo, uma cultura de inverno. Em Três Corações, dois cultivares se adaptaram muito bem, produzindo uma farinha de qualidade, que vem sendo utilizada na fabricação de pães, macarrão e pizzas, com um resultado excelente.

Para o engenheiro, a produção do trigo é mais uma opção, uma fonte de renda para os agricultores tricordianos, proporcionando que eles utilizem máquinas e equipamentos que poderiam estar parados, além de colaborar para a fertilização do solo.

“O momento é muito interessante, visto que o preço do trigo está bom para o produtor. Além disso, outras regiões do país não obtiveram sucesso com suas safras, em virtude dos problemas climáticos. Esses fatores ajudaram a alavancar o preço”, afirmou Cícero Caldeira.

SECOM
Três Corações, 11 de setembro de 2013.

Compartilhe esta notícia no Facebook

Submit to Facebook
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd